PARA FALAR CONOSCO

Entre em contato pelos emails:

mariasdeoliveira@hotmail.com
mariasantosdeoliveira13@gmail.com
marsan_oliveira@yahoo.com.br

Será um prazer atende-los.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

QUERIDOS PAIS

O QUE FAZER COM MEU FILHO ADOLESCENTE

Muitos pais ficam sem saber o que fazer quando percebe que seus filhos cresceram,

colocam as mãos na cabeça e falam e agora meu Deus? O que vou fazer?

É para muitos essa tarefa se torna mesmo difícil, pois na realidade nunca se sabe quando um adolescente e está bem, são volúveis na mesma hora que estão pedindo colo já estão querendo distância da mãe ou do pai de toda sua família.

Mas venho lhe trazer uma notícia, isto acontece porque seu filho está numa grande mudança, e agora neste momento mais do que nunca ele precisa de sua ajuda sua atenção.

Sei que tem momentos que você não consegue entender o que está acontecendo, e acaba ficando triste com a situação. Mas lembre-se você também foi adolescente e alguém teve paciência de procurar lhe entender; saiba ser o espelho que o seu adolescente está se enxergando, Deus é o seu ajudador nesta tarefa tão linda na construção da personalidade.

O que muitos pais não sabem, é que se o adolescente não conseguir se identificar com alguém dentro de seu lar, com certeza ele vai procurar em outro lugar, tenho certeza que nem um pai quer que isso aconteça

A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor Salmo 127:3

Precioso tesouro que o céu nos confiou, uma grande responsabilidade que o senhor

colocou em nossas mãos.E quando ele vier nos cobrar, será que vamos poder responder Eis aqui Senhor os filhos que tu me deu .Hebreus 2:13

Queridos pais:

Não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestações do Senhor." Efésios 6:4

-Peça sabedoria para Deus para você saber entender o seu filho.

- O filho do vizinho não é melhor do que o seu.

-Seu filho é uma benção. Profetize isso a todo o momento, ainda que o inimigo queira dizer ao contrário.

-A comunicação é imprescindível, tenha sempre um bom motivo para começar um bom diálogo.

-Tenha uma vida regrada de oração.

-Leia a Bíblia ela é nosso manual de fé.

-Leia outros livros que fale sobre adolescentes, é muito bom e nos traz grandes experiências
- Faça com que seu filho perceba a importância que ele tem pra você.

-Lhe de muito amor, é dando que se recebe.



"Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se e ao levantar-se. Também as atarás como sinal na tua mão e serão por frontal entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". Deuteronômio 6:6-9

domingo, 4 de abril de 2010

ADOLESCÊNCIA

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA


A juventude e sobretudo a adolescência é um tempo marcado por profundas mudanças, chove, neva e faz sol quase em simultâneo. Acontecimentos contraditórios e incontroláveis atropelam-se sem que seja possível atribuir-lhes sentido. O corpo muda, a família deixa de ser o espaço onde se encontra sentido para tudo e os amigos vão conquistando terreno. Nada é certo nem definitivo... tudo é novo. O que fazer com um corpo que de repente sente? Com os pais que vêem a saída do ninho como uma traição? Com o antigo 'eu' que num mar calmo levava o barco sempre ao cais certo?

O ruído causado por tantas questões faz com que se instale progressivamente uma dor... dor essa que para alguns, e só para alguns, se pode tornar um sofrimento insuportável. Não falo de tristeza, nem de luto, falo de depressão. A depressão pode surgir quando acontecimentos de vida marcados por elevado stress abanam profundamente o indivíduo, mas pode também surgir sem motivos exteriores aparentes, em resultado de uma predisposição genética.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Os sintomas da depressão caracterizam-se por uma perda de interesse, pela incapacidade de sentir prazer, diminuição da actividade devido à falta de energia, cansaço profundo. Frequentemente, o deprimido apresenta distúrbios graves de memória e concentração, baixa auto-estima e pouca auto-confiança, sentimentos de culpa e inutilidade. O futuro é visto de uma forma extremamente pessimista, surgindo a ideia de morte. Em algumas depressões surgem insónias, redução do apetite e melhoria do temperamento, ao passo que noutras se verifica um aumento de apetite, das horas de sono e agravamento do temperamento na segunda metade do dia.

A gravidade da depressão depende do número e da intensidade dos sintomas característicos. Muitas vezes, este estado de profunda tristeza alterna com o estado de mania. No estado maníaco o indivíduo sente-se eufórico, trabalha muito, torna-se hiperactivo e precisa de poucas horas de sono. Esta perturbação é designada psicose maníaco-depressiva.

DEPRESSÃO É UMA DOENÇA

A depressão resulta de um desequilíbrio biológico, que só poderá ser resolvido com a ajuda de medicamentos, não se tratando de uma questão de força de vontade, mas de um distúrbio físico.

Arrume de uma vez por todas do seu sótão os preconceitos que ainda possam persistir em torno das doenças psíquicas. Estes preconceitos culturais e sociais só têm contribuído para dificultar o diagnóstico e o tratamento destas doenças. Porque se continua a aceitar tão bem a insuficiência de insulina ou adrenalina e se tem tantas dificuldades em aceitar perturbações ao nível da seretonina, substância que se sabe ligada ao humor

O isolamento é sempre a pior opção, partilhe o seu sofrimento e procure sempre a ajuda de um especialista.

Adriana Campos

FONTE:Educare.pet