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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DINÂMICAS UMA BOA FORMA DE INTERAÇÃO




DINÂMICAS DE GRUPOS


 O QUE É ISSO?





As dinâmicas são ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
È também considerada uma boa forma de interação entre o    líder e  seu grupo,  seus participantes em geral.
Você pode usar as dinâmicas:
Na escola dominical
Reuniões de grupos 
Retiros...
Conforme a sua criatividade.



OS ELEMENTOS DE UMA DINÂMICA

Objetivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar.

Materiais-recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, vídeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.

Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que está sendo proposto.

Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com início, meio e fim.

Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara.

Número de participantes: Ajudará a ter uma previsão do material e do tempo para o desenvolvimento da dinâmica.

Perguntas e conclusões: Que permita resgatar a experiência, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu. O momento da síntese final, dos encaminhamentos, permite atitudes avaliativas e de encaminhamentos.


A VIAGEM

Objetivo: Definir as prioridades pessoais.
Material: Papel e caneta para cada integrante.
Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a dizer: Lembrando que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida. Iremos para outro país, numa longa jornada. Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?
Para o plenário: O carro cheio representa a nossa família ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira. Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?O que me motiva durante as dificuldades?Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?Qual a retribuição que Deus deu para mim?



 A TEMPESTADE MENTAL



Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;
Tamanho: 6 pessoas;
Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;
Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:
1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas.
Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;
2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.
1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobreviventes nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.
2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.
3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.
4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.


CONHECENDO MELHOR O GRUPO

Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Objetivos Individuais.
Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.
Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas (viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares, religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre as conclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:
- Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;
- Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;
- O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;
- Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas;



TESTE DE RESISTÊNCIA À PRESSÃO SOCIAL


Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.
Tamanho: 30 pessoas
Tempo: 40 minutos
Descrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito.
Para sua realização:- Dois ou três participantes voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai à passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;
 - Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;
- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.
 - outros.


JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO

Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.
Desenvolvimento: distribuir aos participantes, papel e convida-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.
Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.
Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.
Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.
Diante do coração: 3 grandes amores.Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.
Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário - Foi fácil ou difícil esta comunicação? Por quê?
- Este exercício é uma ajuda?  Em que sentido?
-Em qual anotação sentiu mais dificuldade?  Por quê?
- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por quê?
Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37

EVANGELHO EM PEDAÇOS

Participantes: 10 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ESTRATÉGIA PARA VOCÊ TRABALHAR COM SEU GRUPO

GINCANA - UMA BOA DICA DE INTERAÇÃO



REGULAMENTO

I – Será realizada com duração de trinta dias. Por exemplo (iniciando dia 28 de fevereiro e o seu término dia 28 de março para tarefas externas e 25 de abril para as tarefas internas no templo) com horários para início e término determinados pela direção.
II – O grupo será dividido em duas equipes com número igual de componentes
III – Serão nomeados pela direção, líderes que estarão à frente das equipes.
IV – Os componentes de cada equipe serão listados e escolhidos pela direção, para que ambas, possam competir em termos de igualdade, para que não haja disparidade.
V – O regulamento terá que ser respeitado pelas equipes sob pena de perder pontos.
VI - Serão atribuídas às equipes as mesmas tarefas, e serão divididas em externas e internas.
VII – Haverá juízes que julgarão os trabalhos e tarefas realizadas pelas equipes, com toda a transparência e imparcialidade.
VIII – A gincana não pode e não deve ser tratada como uma competição entre os participantes, criando assim rivalidade, excluindo o objeto da mesma que é de interação, integração e acima de tudo confraternização. Se for constatado haver rivalidade será cancelada a gincana.
IX – Será proibida qualquer manifestação contrária ao objetivo da gincana por parte de integrantes das equipes, tais como, zombar, vaiar, ridículizar, etc. Se for constatado, a equipe perderá pontos.
X – Premiação: serão premiados os integrantes das equipes que se destacarem, os líderes que também se destacarem e evidentemente a equipe
vencedora da gincana.
XI – O início e o término da gincana se darão na igreja, e a premiação será realizada em lugar a ser determinado.
XII - Recomendação aos líderes: todo trabalho a ser realizado deverá ter a supervisão do líder para que transcorra tudo conforme o regulamento, e as equipes não venham perder pontos por falta de acompanhamento.

Conforme acima descrito, o objetivo da gincana é fazer com que todos os participantes se confraternizem e cooperem uns com os outros, ajudando seus líderes a obterem êxito em todo o trabalho, se esforçando para obedecer o regulamento e cumprir todas as tarefas. A direção agradece todos os jovens e adolescentes participantes, aos líderes que aceitaram a tarefa de estar à frente das equipes, desejando um bom trabalho a todos. Vamos valorizar os amigos e o trabalho em equipe. As qualidades e falhas fazem parte do dia a dia e estão presentes em nossas vidas. Temos que aprender a conviver com elas.
Bom trabalho e que Deus abençoe a todos.


                                                                                         A Direção
TAREFAS

TAREFAS EXTERNAS – são tarefas que serão realizadas durante o transcorrer do tempo em que durar a gincana

RELIGIOSO
- Reunir e trazer Bíblias com traduções diferentes e de qualquer religião.
10 pontos por Bíblia

- Encontrar e trazer um exemplar de revista da EBD antigo da CPAD.
50 pontos mais antigo
30 pontos mais recente

- Pesquisar e realizar um trabalho por escrito sobre: Pentateuco, História das Assembléias de Deus no Brasil e a Juventude na Igreja.
( não serão aceitos trabalhos copiados)
100 pontos mais bem elaborados
50 pontos para o outro trabalho



SOCIAL
- Arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados para o Dpto de Assistência Social da Igreja.
10 pontos cada kg

- Arrecadar roupas usadas que serão doadas para o Dpto de Missões da Igreja
10 pontos por peça

- Arrecadar materiais não perecíveis como garrafas pet, latinha refrigerante, listas telefônicas, papelão, metais, etc. O dinheiro da venda destes produtos será revertido para o Dpto da Mocidade.
10 pontos por kg



DINÂMICAS
- Apresentar por escrito idéias para angariar fundos para o Dpto da Mocidade. As melhores idéias serão premiadas e somarão pontos para suas respectivas equipes. Deverá constar nome do participante e da equipe.
30 pontos por idéia aprovada

- Serão distribuídas às equipes algumas dinâmicas para serem resolvidas em equipe. Deverão ser apresentadas à direção da gincana resolvidas corretamente e sem rasuras até o término da gincana. (Avenida complicada em anexo abaixo) qualquer uma que você quizer colocar
30 pontos

TAREFAS INTERNAS – são tarefas que serão realizadas no último dia da gincana na Igreja.

- As equipes deverão apresentar a realização de um culto normal com a liturgia completa, não podendo faltar nada no procedimento de um culto em nossas igrejas. Terão até 15 minutos para a apresentação. Serão avaliados pelos nossos juízes e receberão notas. Será cronometrado.
Ótimo – 100 pontos Bons – 50 pontos Regular – 20 pontos


TEATRO
- As equipes deverão apresentar uma peça teatral, baseada em um texto bíblico, não fugindo das características da passagem bíblica, sendo o mais genuíno possível. Terão 10 minutos para a apresentação. Serão avaliados pelos nossos juízes e receberão notas.
Ótimo – 100 pontos Bom – 50 pontos Regular – 20 pontos


DESTREZAS BIBLICAS

- Serão feitas perguntas bíblicas durante o trabalho, e as repostas avaliadas pelos nossos juízes. O critério escolhido é o seguinte: antes da pergunta ser feita, será escolhido um integrante da equipe pelo seu líder para responder, evitando assim qualquer tipo de confusão. Ninguém da equipe poderá soprar podendo ser anulada a pergunta e o direito de resposta, passando para a outra equipe.
10 pontos para cada resposta certa

DECOREBA

- Capacidade para decorar – cada integrante da equipe que falar todos os livros da Bíblia em ordem e decor somará pontos para sua equipe. Serão avaliados pelos nossos juízes.
30 pontos 20 pontos 10 pontos



AVENIDA COMPLICADA(dinâmica)



Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.

Participantes/idade:
Ideal para ser jogado em grupos de 5 a 7 membros cada um, mas também pode ser resolvido individualmente. Recomenda-se que seja resolvido por pessoas a partir dos 12 anos de idade em diante. Para ser mais empolgante a resolução do problema, seria ideal estipular um tempo máximo (30 min.), por exemplo.

1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;
2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;
3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da
avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;
4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casas caracterizadas quanto à cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;
5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
6.Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;
7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicada tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada. Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.
 Solução da avenida complicada

• As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.
• O mexicano mora na casa vermelha;
• O peruano tem um carro Mercedes-benz;
• O argentino possui um cachorro;
• O chileno bebe coca-cola;
• Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja;
• O gato não bebe café e não mora na casa azul;
• Na casa verde bebe-se whisky;
• A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola;
• A casa verde é vizinha da casa direita, cinza;
• O peruano e o argentino são vizinhos;
• O proprietário do Volkswagen cria coelhos;
• O chevrolet pertence à casa de cor rosa;
• Bebe-se pepsicola nas 3 casa;
• O brasileiro é vizinho da casa azul;
• O proprietário do carro Ford bebe cerveja;
• O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac;
• O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.

Resolução

 Para a resolução a pessoa utilizará o ciclo de resolução de problemas, ou seja, terá que organizar os sete passos necessários:
1.º Deverá identificar o problema;
2.º Definir o que deseja;
3.º Formular estratégia organizando os elementos necessários para resolver o problema e descartando os que não forem bons;
4.º Organizar as informações que tem;
5.º Alocar recursos (ex: tempo, lápis, espaço...);
6.º Monitorar (conferir) se estão próximos do objetivo;
7.º Avaliar se o problema foi resolvido.
Resposta para o aplicador conferir:


CASA
801
803
805
807
809
COR
Azul
Rosa
Vermelha
Verde
Cinza
PROPRIETÁRIO
Chileno
Brasileiro
Mexicano
Peruano
Argentino
CONDUÇÃO
Cadilac
Chevrolet
Volkswagem
Mercedez Bens
Ford
BEBIDA
Coca-Cola
Café
Pepsi-Cola
Whisky
Cerveja
ANIMAL
Cavalo
Vaca
Coelhos
Gato
Cachorro



Bom trabalho para você, depois me conte os resultados.