PARA FALAR CONOSCO

Entre em contato pelos emails:

mariasdeoliveira@hotmail.com
mariasantosdeoliveira13@gmail.com
marsan_oliveira@yahoo.com.br

Será um prazer atende-los.

domingo, 1 de abril de 2012

LIÇÃO 13

Pessoal, eu não esqueci de postar a última lição do trimestre, só não tive tempo
Desculpe, estou postando hoje um domingo atrasada, pra não ficar faltando no nosso estudo.




 LIÇÃO 13 – O CAMINHO PARA VIVER
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
 Identificar o certo e o errado de nossas ações; Reconhecer que para viver bem sobre a terra precisamos escolher todos os dias entre a vida e a morte.
Para refletir
“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.”. (Pv. 3:30 - NTLH)
Prezado (a) enfatize aos seus alunos, que nosso coração (sentimentos) é enganoso. Muitas de nossas escolhas nos traz o mal, o sofrimento e a ruína. É isso que o escritor de Provérbios nos mostra, o quanto devemos ser cautelosos com nossas escolhas. Façamos como o salmista, oremos para que Deus nos oriente nas escolhas de nossa vida (Sl 25.4; 119.5).
Texto Bíblico em estudo: Pv. 16.1-9; 19.16.
Introdução
Os planos que elaboramos para nossa vida, nem sempre são bons. Devemos sempre compará-los com o que diz a Palavra de Deus, agindo assim certamente seremos felizes.  
Escolhendo o caminho
A Bíblia nos fala, em Mateus 7.13-14, sobre dois caminhos. O texto se refere a um caminho estreito e outro espaçoso. Esses caminhos guiam nossa carreira da fé e nós mesmos escolhemos qual deles seguir.
Essa escolha pessoal, ninguém tem o poder de fazer com que alguém siga um desses caminhos obrigatoriamente. Muitos filhos de crentes, sem entenderem nada sobre a fé de seus pais, até parecem seguir pelo mesmo caminho que eles. Com o passar do tempo, se vêem estacionados nas dúvidas e problemas que suas escolhas erradas lhe trazem. Parados nas indecisões desta vida perdem tempo ficando cada vez mais atrasados na carreira da fé, no caminho para o céu.
O ser humano anda a largos passos ao contrário da vontade de Deus e somente ao encontrar as boas novas do Evangelho de Jesus é que conseguimos encontrar o caminho que o conduz cada vez  mais para perto de Deus. Esse caminho é aquele que o texto chama de apertado e diz que por isso poucos são os que o encontram. Esse caminho é o próprio Senhor Jesus.
Mas por que então é chamado de apertado? E por que poucos o encontram? Porque sua mensagem, apesar de ser a fonte da vida, é difícil de ser aceita e cumprida por pessoas tão distantes de Deus. Por isso esse caminho é difícil de ser encontrado. Porque as pessoas preferem seguir aquilo que é mais fácil e não requer muito esforço.
Seguir Jesus é renunciar sua própria opinião e ter a DELE em cada situação da vida. Abrir mão de ser como se acha que deve ser para ver como Ele diz que tem que ser. É obedecer aos Seus mandamentos tão esquecidos e repudiados pela maioria esmagadora dos religiosos orgulhosos e arrogantes que acham que podem amar a Deus sem demonstrar isso em ações.
Seguir Jesus é ser tratado como Ele próprio foi. Significa: sofrer todos os tipos de perseguições, ser caluniado, zombado, desprezado. Mas isso também significa ser mais que vencedor e, no fim da carreira, receber a coroa da vida das mãos do SENHOR. Jesus logo virá nos buscar e é esta esperança que nos fortalece a cada dia na carreira da fé.
Devemos a cada dia, diante de cada situação escolher manter-se no caminho apertado porque sabemos que Ele conduz ao céu. Paulo em Atos 24.14 diz: “Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas”.
Os maus caminhos
“Se o meu povo, que se chama por meu nome, se humilhar e orar, e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).
Há “caminhos” (escolhas) que te conduzem à conseqüências desastrosas.  Por exemplo: as drogas, o alcoolismo, a prostituição, vícios de todas natureza, sejam quais forem, até mesmo games, se não for dosado e virar um vicio irá te prejudicar, e trazer males à sua vida e saúde.
Cada ação que você pratica, cada decisão que toma, tudo o que você faz tem efeito imediato sobre as pessoas a sua volta — e sobre você mesmo. E isso é muito importante. Você faz o seu caminho e vai ter de percorrê-lo. Suas ações ditarão se sua vida será alegre ou triste, se tudo correrá bem ou se você terá a impressão de andar com os pneus vazios. Se você for egoísta e manipulador, sofrerá as conseqüências. Se você for gentil e atencioso, acabará recebendo a justa recompensa — e não vai ser no céu, mas aqui e agora.
Qualquer coisa que você faça e a maneira como você a faz voltarão para você em grandes quantidades. Isso não é uma ameaça, apenas uma observação. Aqueles que fazem o bem recebem o bem. Aqueles que agem mal recebem o mal. Eu sei que há muitas pessoas que parecem ter tudo na vida e ainda assim são desprezíveis. Mas elas não dormem direito à noite. Não têm ninguém que realmente goste delas. São tristes, solitárias e assustadas. Mas as pessoas que andam obedecendo a Deus, distribuindo um pouco de amor e gentileza acabam sendo recompensadas com a presença de Deus.
Você é o que faz. Olhe para as pessoas que espalham alegria e verá sorrisos em seus rostos. Olhe para os que intimidam os outros e os obrigam a fazer tudo à sua maneira, essa gente arrogante, exigente e perversa, e você verá em seus rostos profundas linhas de infelicidade e as marcas do medo, rugas onde deveria haver tranqüilidade. Não há cremes, bronzeadores ou cirurgia plástica que apague essas marcas.
Conclusão
Tenha cuidado ao escolher seu caminho. Tudo o que você oferece volta para você. Você colhe o que semeou. Melhor agir sempre corretamente. Faça sempre o que é certo. Você sabe o que é certo ou errado. Depois, quando for se deitar na cama, não só poderá descansar, como vai dormir o sono dos justos.
"Faça sempre o que é certo. Você sabe o que é certo ou errado."
Agindo corretamente você estará no CAMINHO, estará em Jesus. E terá grande alegria e satisfação pois estará na vontade de Deus e ELE te ajudará em tudo o que fizer. Isso te conduzirá a verdadeira felicidade.
Colaboração– Profª. Jaciara da Silva.   Portal Escola Dominical 

Nenhum comentário: