PARA FALAR CONOSCO

Entre em contato pelos emails:

mariasdeoliveira@hotmail.com
mariasantosdeoliveira13@gmail.com
marsan_oliveira@yahoo.com.br

Será um prazer atende-los.

domingo, 6 de maio de 2012

LIÇÃO 6























CUMPRINDO O IDE DE JESUS...



Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØConscientizar-se que todos os cristãos devem cumprir o Ide, a grande comissão de Cristo.


Para refletir
“Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.”(1 Co 12:27 – ARC)

Cada um de nós como igreja local, somos um microcosmo da Igreja de Cristo em Sua universalidade.

Texto Bíblico: Ef. 4:11-16.


Introdução
O próprio Jesus nos deixou essa tarefa. Em Marcos 16:15, disse Jesus: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”
Estamos fazendo a nossa parte para que o Evangelho chegue a todos? Estamos cumprindo seu IDE?


Sendo testemunha
Muitos têm medo, vergonha de falar de Jesus. Como cumprir a grandiosa tarefa de pregar o Evangelho?
Se fixarmos nossa atenção nos Apóstolos, antes e depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2: 1-11), vamos observar algumas diferenças importantes: antes, tinham medo e agora pregam a palavra de Deus com decisão; os que eram incultos e ignorantes, depois falam dos mistérios de Deus e línguas estranhas. Esta mudança tão surpreendente é produzida porque, naquele dia, receberam a plenitude do Espírito Santo. De maneira semelhante, os fiéis recebem também a plenitude do Espírito Santo em nossos dias.

Busquem o Batismo com o Espírito Santo, e vossas vidas se encherão de gozo, e de desejo de servir a Deus e anunciar aos homens, que o SENHOR reina, ELE os ama e quer salva-los.
Da mesma maneira que sucedeu aos Apóstolos no dia de Pentecostes, o Espírito Santo produz na nossa alma estes frutos:
a) Aumenta a virtude e a força. A vida da graça que se recebe pela primeira vez no batismo adquire um novo empenho: há um crescimento e um aprofundamento em nossa vida espiritual.

b) Imprime caráter. O Espírito Santo imprime uma marca espiritual indelével – o caráter – para ser testemunhas de Cristo e colaboradores de seu Reino; por isso, só se pode receber este sacramento uma vez na vida.

c) Fortalece a fé. Com o batismo com o Espírito Santo nossa fé em Jesus Cristo fica fortalecida.

d) Nos faz testemunhas de Cristo. O Batismo com o Espírito Santo nos dá forças para defender a fé e de nos defender-nos dos inimigos exteriores da nossa salvação: o demônio, o mau exemplo e inclusive as perseguições, abertas ou disfarçadas, que podem acontecer a nós, cristãos. Nos dá vigor para confessar com firmeza nossa fé sendo testemunhas de Cristo, colaborando na santificação do mundo e atuando como testemunhas de Cristo onde vivemos e trabalhamos.

Sejamos testemunhas fiéis do Senhor Jesus, vivendo a fé sem temor e defendendo a Santa Doutrina.
Disse Cristo Jesus: “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também o negarei diante de meu Pai que está nos Céus” (Mt 10:33).

Como é triste e vergonhoso renegar o Senhor que morreu na cruz para nos salvar, e exaltar o mundo inimigo de Deus e do Santo Evangelho.
O que dizer de um cristão que sente vergonha da Luz Eterna? De quem abaixa a cabeça quando alguém zomba de Cristo e da Santa Igreja? É lamentável que a Igreja esteja cheia desse tipo de genteRecuar diante do inimigo, ou calar-se, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem covarde ou de quem vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos, como da sociedade e só é vantajosa aos inimigos da fé.Ostentar o nome de cristão e ser covarde são coisas incompatíveis: ou se deixa de ser cristão ou se deixa de ser covarde.

Hoje, mais do que nunca, com tantas seitas, frieza e paganismo, é preciso que o crente seja testemunha fiel de Nosso Senhor, enfrentando todos os obstáculos com coragem e fé. O cristão nasceu para a luta, e quanto mais difícil se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus.

Os crentes da Igreja Primitiva:
Morriam estraçalhados pelos dentes das feras. Hoje, infelizmente, milhões não têm coragem de fazer um pequeno jejum para domar a carne.Eram queimados vivos. 
Os de hoje não são capazes de cobrir bem o corpo nem para receber viver em  Santidade..
Sofriam terrivelmente, porque eram arrastados de cidade em cidade e de tribunais em tribunais. 
Hoje, nem sequer atravessam a rua para evangelizar uma pessoa que necessidade de um apoio.
Passavam semanas e semanas nas prisões, sofrendo todo tipo de humilhações. 
Milhões de fiéis hoje, não suportam ficar uma hora em reverencia diante de Deus.
Eram ameaçados de morte continuamente, mas permaneciam firmes na fé. 
Hoje, qualquer contrariedade faz o crente abandonar Cristo Jesus e a Santa Igreja.

Sejamos testemunhas fortes e fiéis do Rei dos mártires. Em muitas perseguições, muitos martírios. Diariamente temos de ser testemunha de Cristo. Mesmo tentado com o espírito da luxúria, mas temendo o futuro juízo de Cristo, não devemos profanar a pureza da mente e do corpo: devemos ser servos, testemunhas de Cristo.
 Conclusão
Sejamos testemunhas fiéis do Senhor! Sejamos luzes e não trevas, sal e não lama, perfeitos e não medíocres. Tenhamos sede das coisas do alto e não das da terra e imitadores de Cristo e não do mundo fazendo-nos inimigo da santificação.

Sejamos testemunhas fiéis de Cristo Jesus! Enfrentemos todos os obstáculos e dificuldades com valentia e força por amor a Nosso Senhor, que morreu na cruz para nos salvar e que um dia nos julgará:“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo no lago de fogo” (Mt 10:28).

Se não podemos ir, podemos orar, podemos contribuir. Mas podemos cumprir o Ide de nosso amado Salvador, que não mediu esforço para que sua Palavra chegasse até nós.
Despertemos e levantemos, pois, para outros sejam alcançados por esse tão grande amor.


Fonte: Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTAR É SEMPRE BOM