Estava lendo na revista Nova Escola sobre Bullying, e achei interressante colocar aqui.Sei que para alguns este não é um assunto novo, mas acredito que ainda tem muita gente precisando saber o que é isto, inclusive os pais para cuidar se seu filho não está sendo uma vítima.
BULLYING
A NOVA MANIA DE AGRESSÃO
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
“É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz" (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ).
ONDE ACONTECE
CONSEQUENCIA DO BULLING PARA O ALVO
O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento. Uma pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das vítimas nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo com os colegas.
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutoraem Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?" Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.
As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora
Isto é um assunto sério, onde pais, professores, líderes de grupos devem estar atentos, derrepentes a criança ou adolescente muda seu comportamento, e você como adulto nem percebe, porque aos seus olhos não parece maldade, mas pode estar matando alguém aos pocos.
Você pode estar lendo mais sobre isso .
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTAR É SEMPRE BOM